Vauxhall Corsa-C Forum banner

Problemas na reprogramação do Easytronic com Opcom

1 reading
68K views 82 replies 6 participants last post by  ozsubrosa  
#1 · (Edited)
Olá pessoal, embora eu tenha entrado no site há alguns anos, quando comprei meu Corsa C 1.0, esta é minha primeira postagem. Tenho um Corsa C 1.0 Easytronic. Tenho o carro desde 2012. Tivemos que fazer um pouco de trabalho no Easytronic (problemas usuais de F piscando!) para fazê-lo funcionar inicialmente (isso foi há muito tempo, então, se me lembro corretamente, acredito que tivemos que sangrar a embreagem e reaprender os parâmetros, o que foi feito pela Vauxhall com um Tech2). Depois disso, o carro funcionou quase sem falhas até 2015, quando fui para a universidade e o carro foi SORN. O carro ficou na garagem nos últimos três anos. Agora terminei a universidade e comecei a procurar uma maneira de fazer o carro funcionar novamente.

Meu pai é engenheiro e tem me ajudado a consertar o carro.

Tenho um leitor Opcom com PIC 2007. Ao escanear o carro, recebemos dois códigos de erro:
P1735 – (0) Parâmetros da caixa de câmbio não aprendidos – Presente
P1732 – (8) Geometria da caixa de câmbio – Presente

Entendo que o TCU perdeu sua calibração da caixa de câmbio, daí o código P1735, e que para corrigir isso preciso sangrar a embreagem, aprender os pontos de contato e reaprender os parâmetros da caixa de câmbio. No entanto, esbarrei em problemas com esta fase de aprendizado dos pontos de contato e na fase de reaprendizado dos parâmetros da caixa de câmbio. A embreagem foi sangrada sem problemas.

Ponto de contato
Ao tentar aprender o ponto de contato, o Opcom chega à etapa #7 antes de dizer “Erro de sequência”.

Ao executar a adaptação do ponto de contato, o motor seletor vai para 0 mm, no entanto, a posição da mudança vai para -8,98 mm. No entanto, removemos e testamos os dois motores e, embora as escovas estejam um pouco gastas, ambos funcionam bem. A posição do motor de mudança deve ser zerada ou isso é normal?

Reaprender os parâmetros da caixa de câmbio
Ao tentar reaprender os parâmetros da caixa de câmbio, o Opcom começa a tentar, mas após alguns segundos ele diz “Tempo esgotado… 0x17”.

Esses erros com o ponto de contato e os parâmetros da caixa de câmbio ocorreram apesar do uso de dois laptops diferentes executando Windows 10 e Windows 7. Usamos diferentes versões do Opcom/Vauxcom e também usamos uma variedade de versões de firmware para Opcom. Apesar disso, os mesmos erros continuam ocorrendo.

Alguém sabe como seria possível reprogramar a caixa de câmbio Easytronic sem receber esses erros?

P1732 – Geometria da caixa de câmbio
Com relação ao código P1732, não temos certeza do que isso implica. Especulamos que seja uma pista falsa que surgiu como resultado da necessidade de reprogramar o TCU. Ou, alternativamente, é talvez um problema com a embreagem ou a posição do motor de mudança (como mencionado, não zerando); ao executar o teste liga/desliga da embreagem, a embreagem lê -0,38 mm quando desligada e 17,42 mm quando ligada. Lemos em outro fórum que a tolerância para isso deve ser de 14 mm, o que obviamente não é o nosso caso. Isso é, claro, apenas uma conjectura. Talvez alguém saiba mais sobre isso?

Desculpe pela longa postagem, pessoal! Espero que eu tenha me lembrado de incluir tudo o que posso. Se houver alguma informação adicional que você gostaria de saber, basta perguntar e tentarei fornecê-la! Obrigado antecipadamente por qualquer ajuda!

Atenciosamente,

jimmycheesebob

#2 ·
Tivemos recentemente um tópico sobre o Easytronic. Mais a ver com o atuador, mas teve um final feliz e o OP valeria uma mensagem privada. Irritantemente, não o encontrei. Eu participei e Marks152 (muito mais útil). Se uma pesquisa por recentes não funcionar para si, pergunto-me se o Mark se lembra do OP? Uma mensagem privada será sinalizada no e-mail, o que é mais provável que chame a atenção. Se nada mais, eu o "aumentei" para chamar a atenção de outros, esperançosamente.

#10 · (Edited)
Hmm. Eu pensei que seria isso; eu vi que tem sido o solucionador mágico algumas vezes na 'net. Maldito, vou procurar aquele tópico recente que correu aqui, amanhã. IIRC, ele manteve a maior parte de seus eletrônicos que pareciam ok para simplificar o processo, mas ele conseguiu fazê-lo funcionar. Seria útil se eu pudesse descobrir seu ID para enviar uma mensagem privada para ele, mesmo que seus problemas não fossem os mesmos que os seus. Na verdade, ter lidado com o Easytronic certamente lhe dá a vantagem sobre mim; eu só li sobre isso e sobre o Quickshift da Renault (mesmo sistema)

EDIT:
https://www.corsa-c.co.uk/forum/sho...tuator-new-unit-coding-advice-Using-Op-Com-or-Delphi-ds150&highlight=easytronic

Luggy foi o autor recente, em agosto. Leia, Jimmy, e considere enviar uma mensagem privada (bandeiras no e-mail). Ele pode ter uma sugestão útil, mesmo que sua solução tenha sido um problema diferente do seu.

#11 ·
Olá ozsubrosa, obrigado por encontrar isso! Eu li e parece um problema um pouco diferente do nosso, mas, no entanto, enviarei uma mensagem privada para Luggy, para ver se ele tem alguma ideia! Enquanto isso, também enviei um e-mail para o pessoal da http://easytronic.co.uk/ para ver se eles têm alguma ideia do que pode estar causando os problemas. Li que eles ajudaram pessoas com problemas semelhantes no passado.

Postarei novamente com atualizações em breve. Obrigado mais uma vez

#12 ·
Muito bem-vindo; estava a irritar-me o facto de não o conseguir encontrar, mas a pesquisa simples do fórum vai por predefinição para o mais recente, por isso não demorou muito. Luggy ficou feliz por receber mensagens privadas, por isso espero que possa trocar operações/experiências. Além disso, existe o fórum VxON e possivelmente até o fórum Renault. O Quickshift é basicamente a mesma coisa, embora eles não façam ideia do que o Opcom faz. Possivelmente algo que eu liguei pode, de alguma forma abstrata, ajudar. Ótimo se pudesse atualizar; além de adorar um final feliz, ler um tópico com um beco sem saída pode ser um pouco desanimador para outros transeuntes com um problema. Gosto da ideia do Quickshift/Easytronic em princípio, mas, como o DSG da VAG, os problemas e as respostas "não faço ideia" provavelmente destruíram alguns carros decentes no passado, infelizmente.

#13 · (Edited)
Ótimo se você pudesse atualizar; além de adorar um final feliz, ler um tópico com um beco sem saída pode ser um pouco desanimador para outros transeuntes com um problema. Eu gosto da ideia do Quickshift/Easytronic em princípio, mas, como o DSG da VAG, os problemas e as respostas "sem ideia" provavelmente destruíram alguns carros decentes no passado, infelizmente.
Não poderia concordar mais com você em ambos, amigo! Se eu encontrar uma solução, vou postá-la. Não tenho dúvidas de que muitos carros Easytronic - que de outra forma são carros perfeitamente decentes - foram destruídos por causa dos custos/complexidades antieconômicos de diagnosticá-los e consertá-los! Inferno, meu carro tem apenas 55.000 milhas no relógio, o motor está em ótimas condições! Se ao menos eu pudesse fazer a caixa de câmbio funcionar!De qualquer forma, uma pequena atualização, meu pai fez alguns testes adicionais nos motores de mudança e seleção, e estamos absolutamente convencidos de que eles estão funcionando como deveriam. O mesmo vale para o atuador. O mesmo vale para a própria caixa de câmbio. Realmente acreditamos que tudo está mecanicamente bom, achamos que os problemas têm a ver com programação. Recentemente, notamos que, após falhar ao programar os parâmetros da caixa de câmbio/adaptação do ponto de contato ao sair para a tela anterior (forneceria fotos, mas não tenho conta paga!) com a caixa de diálogo, obtemos o seguinte:Adaptação do ponto de contato:"Resposta negativa ao serviço 0x31O motivo é: 0x22conditionsNotCorrectOrRequestSequenceError"Parâmetros de reaprendizagem da caixa de câmbio:"securityAccessDenied-securityAccessRequestedResposta negativa ao serviço 0x21O motivo é: 0x12SubFunctionNotSupported-invalidFormat"Isso nos faz perguntar se de alguma forma não temos autorização de segurança para fazer tais reprogramações.... talvez um Tech2 seja necessário? Talvez o TCU esteja bloqueado de alguma forma? Mas então, obviamente, as pessoas reprogramaram suas caixas de câmbio usando Opcom, então realmente não entendemos isso. Vamos nos esforçar para descobrir essas informações e fornecer feedback sobre o que encontrarmos.

#16 ·
Como você provavelmente leu (e entendeu melhor do que eu, tendo um na sua frente), acho que Luggy canibalizou seu antigo TCU (minha memória pode estar errada) para contornar esses problemas, então ele pode não ter a resposta que você precisa. Há outro tópico (Marvelousmousemarv89) começando agora que soa (para mim) como se o SA estivesse a jogar. Espero que o progresso de uma pessoa abra o caminho para a outra...

#17 ·
Hmm, ainda não há muito progresso aqui. O melhor que posso pensar no momento é que o piscar do f é porque a aprendizagem da engrenagem não pode ser concluída devido ao erro de sequência da etapa nº 7 e ao fato de que a adaptação do ponto de contato tem um tempo limite ao executar (a ordem da operação é o outro caminho).

Estou pensando agora que tudo isso pode ser devido ao anel da embreagem mal ajustado (ar/fluido sujo) ou a uma embreagem desgastada. Eu obtenho 17,42 mm no vauxcom quando li que isso precisa estar abaixo de 14 mm. Agora, para ser honesto, eu não usei um kit de sangria pressurizado, apenas usei a gravidade, mas o fluido parece sangrar bem. Só o ar poderia causar tantos problemas com o ponto de contato, pois a embreagem está engatando e desengatando bem?

Estou me perguntando se o carro realmente vale a pena se precisar de uma nova embreagem, pois está se tornando um poço de dinheiro.

#18 ·
Alguém pode ajudar com esta questão? Quando ligo o vaxcom, não há nenhum relatório de diagnóstico a voltar do Bcm. Isto pode ser totalmente normal, pois o bcm é apenas uma caixa de relés, temporizadores e fios. O meu concessionário Vauxhall local levou-me a acreditar que isso poderia ser um problema, mas não estou convencido, pois não consigo ver nenhum computador aqui. Tivemos o problema de entrada de água no bcm há muitos meses, mas isso já foi resolvido e o carro tem funcionado desde então. Se alguém pudesse dar uma olhada e me avisar e, se possível, os números dos pontos de contato para a embreagem, seria de grande ajuda... easytronic, é claro. Ta

#20 ·
Olá marks152, desculpe a resposta lenta! Entre estar ocupado no trabalho e o tempo a piorar, não tivemos muito tempo para olhar para o carro até recentemente.

Obrigado, por alguma razão eu tive um momento um pouco bobo e esqueci totalmente que, claro, o BCM é um módulo! De qualquer forma, estamos com problemas para comunicar com ele usando o OPCOM. E também com o painel de instrumentos. Acredito que ambos se comunicam no pino 8 da CAN-bus, então estamos nos perguntando se temos um fio defeituoso em algum lugar causando um problema de interface, ou talvez o BCM esteja com defeito. Retiramos o BCM e desmontamos e não conseguimos ver nada obviamente quebrado lá. O OPCOM se comunica bem com outros módulos do carro, como o motor (ECU) e a transmissão (TCU).

Talvez seja esse problema que está fazendo com que o OPCOM não consiga reprogramar a caixa de câmbio Easytronic. Infelizmente, não conseguimos encontrar nenhum diagrama de fiação de como os módulos e a CAN-bus estão conectados. Sem esta informação, é difícil para nós restringir o problema, além de rastrear a fiação para um cabo defeituoso. Alguém poderia nos apontar na direção certa para diagramas de fiação Corsa C / diagramas de fiação CAN-bus / diagramas de módulo de controle / diagramas de fiação do pino 8 da CAN-bus?

#24 ·
Olá marks152 & corsa c crew,
Feliz ano novo para todos vocês.

As férias nos deram um pouco de tempo para analisar novamente este horrível problema. Não queremos desistir, mas sentimos que teremos que fazê-lo em breve.

Removemos o bcm, o painel e o console central em torno da alavanca de câmbio easytronic. Aliás, a alavanca do freio de mão teve que sair para facilitar isso, ao contrário do que o manual Haynes sugere. Em seguida, verificamos tudo o que podíamos em busca de fios rompidos, etc., mas não conseguimos encontrar nenhum problema visível. Apertei todos os pontos de aterramento e, em seguida, instalei novamente o painel de instrumentos e o bcm.
Verifiquei o vauxcom e a interface e, de fato, temos 120309 com fw145 e isso funciona de forma confiável no pino 7. Ao tentar se comunicar com o bcm, airbag e instrumento, não temos comunicação, mas o imobilizador funciona, mas acho que este é o pino 7. Então, basicamente, como você disse marky152, os pinos 8 e 12 para o instrumento não estão funcionando. Se o bcm estivesse com defeito, ainda esperaria que o pino 12 para o instrumento funcionasse.
Isso ainda pode ser nossa interface? Não consigo ver nenhum outro problema.

Obrigado novamente pela sua ajuda

#26 ·
Olá pessoal, sim, marks152 estava certo

Eu testei a continuidade dos fios da porta de diagnóstico aos pontos finais (pin 8 bcm) (pin 12 painel de instrumentos) e tudo estava bem. Também verifiquei a avaria para a terra.
A nova interface de diagnóstico acabou de chegar e... hey presto, as funções estão funcionando novamente. No entanto, a adaptação do ponto de toque ainda não está funcionando
Erros com erro de sequência. Bah

#28 ·
Olá pessoal, sim, marks152 estava certo

Eu testei a continuidade dos fios da porta diag para os pontos finais (pin 8 bcm) (pin 12 painel de instrumentos) e tudo estava bem. Também verifiquei se havia falha para o terra.
A nova interface de diagnóstico acabou de chegar e... hey presto, as funções estão funcionando novamente. No entanto, a adaptação do ponto de toque ainda não está funcionando
Erros com erro de sequência. Bah