Olá pessoal, embora eu tenha entrado no site há alguns anos, quando comprei meu Corsa C 1.0, esta é minha primeira postagem. Tenho um Corsa C 1.0 Easytronic. Tenho o carro desde 2012. Tivemos que fazer um pouco de trabalho no Easytronic (problemas usuais de F piscando!) para fazê-lo funcionar inicialmente (isso foi há muito tempo, então, se me lembro corretamente, acredito que tivemos que sangrar a embreagem e reaprender os parâmetros, o que foi feito pela Vauxhall com um Tech2). Depois disso, o carro funcionou quase sem falhas até 2015, quando fui para a universidade e o carro foi SORN. O carro ficou na garagem nos últimos três anos. Agora terminei a universidade e comecei a procurar uma maneira de fazer o carro funcionar novamente.
Meu pai é engenheiro e tem me ajudado a consertar o carro.
Tenho um leitor Opcom com PIC 2007. Ao escanear o carro, recebemos dois códigos de erro:
P1735 – (0) Parâmetros da caixa de câmbio não aprendidos – Presente
P1732 – (8) Geometria da caixa de câmbio – Presente
Entendo que o TCU perdeu sua calibração da caixa de câmbio, daí o código P1735, e que para corrigir isso preciso sangrar a embreagem, aprender os pontos de contato e reaprender os parâmetros da caixa de câmbio. No entanto, esbarrei em problemas com esta fase de aprendizado dos pontos de contato e na fase de reaprendizado dos parâmetros da caixa de câmbio. A embreagem foi sangrada sem problemas.
Ponto de contato
Ao tentar aprender o ponto de contato, o Opcom chega à etapa #7 antes de dizer “Erro de sequência”.
Ao executar a adaptação do ponto de contato, o motor seletor vai para 0 mm, no entanto, a posição da mudança vai para -8,98 mm. No entanto, removemos e testamos os dois motores e, embora as escovas estejam um pouco gastas, ambos funcionam bem. A posição do motor de mudança deve ser zerada ou isso é normal?
Reaprender os parâmetros da caixa de câmbio
Ao tentar reaprender os parâmetros da caixa de câmbio, o Opcom começa a tentar, mas após alguns segundos ele diz “Tempo esgotado… 0x17”.
Esses erros com o ponto de contato e os parâmetros da caixa de câmbio ocorreram apesar do uso de dois laptops diferentes executando Windows 10 e Windows 7. Usamos diferentes versões do Opcom/Vauxcom e também usamos uma variedade de versões de firmware para Opcom. Apesar disso, os mesmos erros continuam ocorrendo.
Alguém sabe como seria possível reprogramar a caixa de câmbio Easytronic sem receber esses erros?
P1732 – Geometria da caixa de câmbio
Com relação ao código P1732, não temos certeza do que isso implica. Especulamos que seja uma pista falsa que surgiu como resultado da necessidade de reprogramar o TCU. Ou, alternativamente, é talvez um problema com a embreagem ou a posição do motor de mudança (como mencionado, não zerando); ao executar o teste liga/desliga da embreagem, a embreagem lê -0,38 mm quando desligada e 17,42 mm quando ligada. Lemos em outro fórum que a tolerância para isso deve ser de 14 mm, o que obviamente não é o nosso caso. Isso é, claro, apenas uma conjectura. Talvez alguém saiba mais sobre isso?
Desculpe pela longa postagem, pessoal! Espero que eu tenha me lembrado de incluir tudo o que posso. Se houver alguma informação adicional que você gostaria de saber, basta perguntar e tentarei fornecê-la! Obrigado antecipadamente por qualquer ajuda!
Atenciosamente,
jimmycheesebob
Meu pai é engenheiro e tem me ajudado a consertar o carro.
Tenho um leitor Opcom com PIC 2007. Ao escanear o carro, recebemos dois códigos de erro:
P1735 – (0) Parâmetros da caixa de câmbio não aprendidos – Presente
P1732 – (8) Geometria da caixa de câmbio – Presente
Entendo que o TCU perdeu sua calibração da caixa de câmbio, daí o código P1735, e que para corrigir isso preciso sangrar a embreagem, aprender os pontos de contato e reaprender os parâmetros da caixa de câmbio. No entanto, esbarrei em problemas com esta fase de aprendizado dos pontos de contato e na fase de reaprendizado dos parâmetros da caixa de câmbio. A embreagem foi sangrada sem problemas.
Ponto de contato
Ao tentar aprender o ponto de contato, o Opcom chega à etapa #7 antes de dizer “Erro de sequência”.
Ao executar a adaptação do ponto de contato, o motor seletor vai para 0 mm, no entanto, a posição da mudança vai para -8,98 mm. No entanto, removemos e testamos os dois motores e, embora as escovas estejam um pouco gastas, ambos funcionam bem. A posição do motor de mudança deve ser zerada ou isso é normal?
Reaprender os parâmetros da caixa de câmbio
Ao tentar reaprender os parâmetros da caixa de câmbio, o Opcom começa a tentar, mas após alguns segundos ele diz “Tempo esgotado… 0x17”.
Esses erros com o ponto de contato e os parâmetros da caixa de câmbio ocorreram apesar do uso de dois laptops diferentes executando Windows 10 e Windows 7. Usamos diferentes versões do Opcom/Vauxcom e também usamos uma variedade de versões de firmware para Opcom. Apesar disso, os mesmos erros continuam ocorrendo.
Alguém sabe como seria possível reprogramar a caixa de câmbio Easytronic sem receber esses erros?
P1732 – Geometria da caixa de câmbio
Com relação ao código P1732, não temos certeza do que isso implica. Especulamos que seja uma pista falsa que surgiu como resultado da necessidade de reprogramar o TCU. Ou, alternativamente, é talvez um problema com a embreagem ou a posição do motor de mudança (como mencionado, não zerando); ao executar o teste liga/desliga da embreagem, a embreagem lê -0,38 mm quando desligada e 17,42 mm quando ligada. Lemos em outro fórum que a tolerância para isso deve ser de 14 mm, o que obviamente não é o nosso caso. Isso é, claro, apenas uma conjectura. Talvez alguém saiba mais sobre isso?
Desculpe pela longa postagem, pessoal! Espero que eu tenha me lembrado de incluir tudo o que posso. Se houver alguma informação adicional que você gostaria de saber, basta perguntar e tentarei fornecê-la! Obrigado antecipadamente por qualquer ajuda!
Atenciosamente,
jimmycheesebob